segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A bunda e a Lua

Não, leitor desocupado. Não trataremos de regiões glúteas de dançarinas de funk, axé ou afins. Muito menos do satélite artifical mais famoso do Sistema Solar. São assuntos importantes, sabemos, mas o Vitória sobressai.

Este artigo científico tem a pretensão de esgotar o tema "Ricardo Silva".

Antes, porém, devemos responder à pergunta retórica: falar mal do técnico é cornetar o time? Claro que não. Que pergunta mais...

Superada a preliminar, passemos ao mérito.

Sustentar o óbvio é tarefa das mais difíceis. Poderíamos citar Pontes de Miranda ou Marcos Bernardes de Mello para embasar o que será exposto, mas basta a exposição dos fatos, e em ordem cronológica. Quem não lembra do sufoco contra o "poderoso" bahia na final do Baianão 2010? E, um pouco antes, contra o Camaçari, meu-Deus-do-céu? E contra o outrora grandioso Vasco nas quartas-de-final, após uma vitória de 2x0, conquistada no Monumental Barradão? E contra o Santos (vá, tudo bem, esse dá pra passar, mas que o sufoco fosse com dois times em campo, pô!)? E 30 minutos de retranca? E 20?

Há quem pense que é treino e defenda o homem citando a máxima "quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho", atribuída a Zico. Mas o time treina pra passar sufoco? Treina para matar o torcedor do coração? Que treinamento é esse que não dá padrão de jogo ao time? Ou será que a tática dos chutões de Viáfara para o ataque, ligação direta dos volantes para o ataque (Nota do Editor: não são para os atacantes) e jogadas de bola parada é padrão de jogo? E um atacante correndo sozinho de um lado para o outro contra 3 ou 4 adversários seria? Se ao menos fosse El-Hadji Diouf, atacante senegalês sensação da Copa de 2002...

Além da colaboração de Júnior e Viáfara, que deveriam receber ao menos a metade do salário do digníssimo Ricardo, como o rapaz conseguiu superar essas provações? Sorte, ora! É óbvio, ululante.

E que ela continue acompanhando o infeliz na peleja de quarta-feira! Sorte, Elkeson na meia e um atacante de movimentação ao lado de Júnior (Nota do Editor: Júnior!).

7 comentários:

  1. Eu acredito que Ricardo Silva fez um bom trabalho no Vitória, conseguindo resultados expressivos com um Vitória mais modesto.

    Houve erros, claro que sim. Mas inúmeros foram os erros de Felipão em 2002 e não há como não dizer que ele fez um bom trabalho, por exemplo.

    O mais importante é que o Vitória, desde 2006, passa por um processo de reestruturação e passo a passo está cada vez mais importante no cenário nacional.

    COnsiderando que não há qualidade ainda para realizar uma grande campanha no Campeonato Brasileiro, que é muito difícil, a Copa do Brasil e a Sul-Americana são competições essenciais para a afirmação do novo VItória.

    Não atribuo a boa campanha à sorte, todavia concordo PLENAMENTE com todas as críticas relativas à específica partida de ida da final contra o Santos, NESSA PARTIDA, Ricardo Silva foi muito mal, foi jogo de um time só. O péssimo resultado (2x0) pode ser até considerado uma sorte.

    ResponderEliminar
  2. Discordo verticalmente de praticamente tudo que vc falou.

    Ganhamos o Campeonato Baiano no mesmo sufoco que ganhamos os últimos com elencos bem mais caros.

    Mancini precisou de um gol de Bida nos minutos finais para garantir o título no quadrangular em 2008. O professor Pardal Carpegiani conseguiu o feito de virar para o 2o tempo perdendo de 0x2 e entregando o título de 2009 (agradeçamos o primeiro lugar na classificatória ao bom trabalho de Ricardo).

    Neste ano só demos emoção no fim do jogo. Não que tenha sido o ideal, só quero dizer que não foi diferente do que tem sido e com um elenco muito mais modesto.

    Na Copa do Brasil, é uma piada a comparação com qualquer time que o Vitória já teve. Este é o plantel de menor investimento que temos. Demos uma sorte fenomenal de Junior ter caído aqui. Não sei se vc sabe, ele veio a contrapeso da contratação do "glorioso" Marcos Pimentel.

    APENAS a torcida, o grupo de jogadores e o treinador acreditaram que a Copa do Brasil era possível. A diretoria fez de tudo para atrapalhar. Não contente em não contratar os bons jogadores como Ricardo Conceição a tempo, fizeram questão de dispensar alguns atletas importantes para o grupo como Neto Berola que não era nenhuma Coca-Cola, mas vinha entrando bem, dando velocidade pelas pontas.

    Ah ... vc faz pouco sobre nosso triunfo (sim triunfo, uma vez que saímos classificados) no Rio. Lembremos que em 2009 caímos de 4 a 0 em São Januário e o Vasco estava com um time mais fraco e na série B. É sempre muito difícil jogar lá.

    Não seja tão injusto com Ricardo Silva. O Vitória 2010 como bem disse Lédio Carmona, jornalista e blogueiro do globoesporte.com, já é um time histórico.

    Finalizando, o trabalho é excelente, mesmo cometendo erros (cometeu muitos até o confronto contra o Nautico em Recife, o maior deles escalar Vanderson de zagueiro). Os erros fazem parte de qualquer profissão e temos que aprender com eles ... acho que Ricardo cresceu muito de Março pra cá, apesar de continuar errando como no jogo contra o Botafogo que só ele não viu que tinha passado do tempo de mudar o time.

    PS - Perfeito o exemplo de Felipão 2002 apresentado por Ivan.

    PS2 - Apesar das críticas gosto bastante desta diretoria. Só acho que falta um pouco de ambição. Escreverei sobre isto após a final da Copa do Brasil, ganhando ou perdendo.

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curioso. Qual foi(foram) o(s) erro(s) de Felipão? Só me recordo de um (e que depois se revelou um acerto): não convocar Romário "chorão".

    Notem que não falei em momento algum do time ou da diretoria. É histórico sim, claro. Ninguém é louco de dizer o contrário. Ora, pois! Não há porque comparar com técnicos e elenco passados, o que interessa é o agora. Também não fiz pouco de vitória alguma, muito menos do Vitória.

    E não acho que o elenco seja modesto (só se se referir ao pagamento de salários). O plantel é de regular para bom, como em anos anteriores. A diferença é que não temos Leandro Domingues, embora eu acredite que Elkeson possa fazer a mesma função.

    Trabalho excelente? Nossa! Bom, se ganhar a Copa do Brasil, os erros não mais interessarão. E que isso ocorra!!! Penso que o elenco atual poderia ser melhor trabalhado, e que o único trunfo que o Ricardo tem é os jogadores estarem fechados com ele (o que é muito legal).

    Júnior e Marcos Pimentel? O primeiro fez testes e o segundo foi contrado bem depois, não? Sobre o jogo, há rumores de que Júnior será escalado ao lado de Schwenck, o que não acho interessante para iniciar o jogo, mas é só um achismo. Eles não são Ronaldo e Adriano.

    Quanto ao Neto Berola, infelizmente o Vitória não teve como segurá-lo, não foi dispensa. Ele não quis renovar o contrato, o Atlético iria pagar a multa rescisória (R$ 2 mi) e levá-lo. Houve alguma negociação, creio que para evitar "inimizades", envolvendo o Renan Oliveira e Evandro.

    Quanto ao "Playstation 2", concordo. Passaram o ano todo falando sobre o Baiano ser dificitário, que não justificava maiores investimentos e que no segundo semestre seriam contrados jogadores mais gabaritados. Mas o que aconteceu foi o glorioso perder todas as disputas e só contratar jogadores reservas e por empréstimo.

    Mas eu respeito a opinião dos senhores.

    ResponderEliminar
  4. Outra coisa: discordo de Ivan; não acho que 2x0 foi um péssimo resultado. O Vitória deu azar de pegar uma seleção na final, o que não aconteceu com o Paulista e o Santo André. Diante das circunstâncias, acho que foi um bom resultado. E acho que poderia ter sido ainda melhor se o time fosse jogar fechadinho, nos contra ataques. Para ilustrar: Hernanes disse outro dia que o São Paulo foi enfrentar o Inter no Baira Rio com "uma proposta humilde": a de não tomar gols. Jogaram fechados. 1x0. Ricardo Silva botou o time pra jogar da mesma forma de sempre e ainda falou sandices do tipo "jogar de igual pra igual". 2x0 foi um milagre, pois pode ser revertido.

    ResponderEliminar
  5. Boa Exmo. Sr.

    Gostei dos seus comentários ... não concordo com o texto original, mas achei interessante os comentários.

    Berola, realmente vc tem razão. Não escrevi exatamente como queria. Eles sabiam que iam perder Berola desde o início do ano. O sacaninha não tava querendo renovar. Pq não negociá-lo então? E ficar com Índio, por exemplo? Ainda no início do ano, é claro. Pq os reforços só chegaram agora? Ainda fizeram o que eles fazem sempre, enchendo o elenco de jogadores parecidos e deixando carências em algumas posições. falta e sempre faltou Diretor de Futebol ao Vitória.

    Sobre Junior, minha informação esta correta. Ele e Pimentel têm o mesmo empresário e como o lateral estava sendo disputado por 3 ou 4 equipes, ele sugeriu que Junior fosse para o Vitoria pra fazer testes. O que foi fantástico para gente.

    Felipão errou ao não convocar um bom banco. felizmente foi dispensável. Nosso ataque reserva era Edilson e Luizão. Bons jogadores, mas nunca foram "de seleção". O outro jogador de frente era o inútil do Denilson. Deixou de fora Juninho Pernambucano. Levou o fraco Anderson Polga ...

    SRN

    ResponderEliminar
  6. BOMBA!

    Ricardo Silva foi demitido, ou melhor, "afastado". Exclamação.

    http://www.ecvitoria.com.br/site/noticias/detalhe.jsp?CId=13701

    As más línguas falam que Toninho Cecílio desembarcará em Salvador nas próximas horas. Tanto nome no mercado (por ex., Tite, Nelsinho Batista, Silas, Cerezo quase fora do Sport, etc.)e aparece esse nome? Se não contratam jogador, ao menos contratem um técnico, zorra!

    ResponderEliminar