segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Esquema tático titular

Creio que nosso maior problema na Copa de 2010 foi o meio de campo. Portanto, enfatizei um meio de campo extremamente versátil. Fiz uma base de losango, mas quem entende algo de futebol pode perceber que com Ramires, Hernanes e Ganso no meio dá para fazer diversos esquemas, criar muitas possibilidades de jogadas e ser menos previsível. Penso o futebol como um coletivo, portanto, estou pouco me lixando para os nomes individuais, as estrelas, etc. Gosto de ver o jogador no estádio, mais do que me preocupar com estatísticas. Por exemplo, acredito que um jogador de força no meio é preciso. Será que há alguém tão novo e com experiência internacional mais forte do que Tiago Motta? Tudo bem, respeito a opinião de quem o acha igual ao Felipe Melo, que bate e leva cartão, mas não acho. Acho bem melhor. Mascherano também não bate pouco. Futebol exige contato físico. Alguém precisa fazer essa função. Porém, alguém precisa fazer essa função sem ser violento, desequilibrado, sem dar pisões como Felipe Melo. Acho que ainda não vi Tiago Motta fazer algo do tipo. Pois bem. Deixa pra lá. Voltando, Ramires é um jogador resistente, imprescindível para o time titular, pois fornece vitalidade ao meio campo. Hernanes é um volante com habilidade, que pode facilmente ser meia. Bate bem na bola, tem bom passe, sabe driblar, joga para o time, tem bom raciocínio. Pouca gente fala de inteligência em futebol, mas isso conta. Tanto conta que Robinho poderia ser craque se fosse mais inteligente. Ganso é um jogador magistral. Apesar de novo, já demonstrou maturidade e pode ser facilmente o camisa 10 de 2014, com certeza ABSOLUTA, com muito menos "pipoca" do que Kaká. Aliás, se eu fosse tendencioso, defenderia Kaká, porque jogou no São Paulo. No entanto, Kaká é um jogador extremamente midiático. Prefiro Ganso. Neymar já tem entrosamento com Ganso e ambos já provaram dar velocidade ao jogo, coisa que Ramires também contribuiria, compensando um pouco a lentidão de Hernanes. De outro lado, Hernanes pode fornecer mais resistência ao time, dado que, suprindo algumas vezes Ramires, pode ajudar na marcação. Outra coisa: também acho Neymar melhor que Robinho. Isso que falei de Kaká e de Robinho não é coisa de futuro. Eu já acho Ganso e Neymar melhores.

8 comentários:

  1. Thiago Motta foi expulso/ saiu para não ser expulso diversas vezes no Barcelona, até que os catalães desistiram dele. Hoje é um jogador discreto/dispensável no bom time da Inter de Milão. Foi sua melhor temporada na carreira e nem ela o credencia à seleção.

    É um desequilibrado e pouco veloz e não oferece nada a mais (nem mesmo na marcação) do que o talentosíssimo Lucas.

    Hernanes não vive a melhor fase de sua carreira, pareceu que seria um jogador de seleção, começou bem nas Olimpíadas, mas acabou por fracassar.

    É um dos bons volantes do Brasil, serve como jogador complementar, mas parece faltar talento nesse meio: Motta, Ramires, Hernanes. Um trio de promessas que não vingaram (ainda?).

    Ganso é excepcional, mas parece que há prestígio demais para ele nesse sistema, municiado por 3 volantes, escalado como se fosse um Zidane (em 98 com Karembeu, Petit e Deschamps jogando na final), ou, trazendo para uma perspectiva nacional, Pet de 2009 (com Aírton, Maldonado/Toró e Willians).

    Ganso AINDA não mostrou que é esse jogador, considero arriscado jogar todas as fichas em um vintaneiro por mais promissor que seja.

    Kaká, se 100% em 2014, pode ser um bom nome para essa posição, todavia considero o ataque o posicionamento ideal para Kaká (quando ele foi o melhor jogador do mundo, campeão e artilheiro da UCL).

    ResponderEliminar
  2. Sua crítica é altamente consistente. Já havia pensado nisso. De fato, aposto demais em Ganso. Quanto a T. Motta, posso até ceder, mas, quem fará essa função? Lucas Leiva não parece ter tanta força. Minha intenção com T. Motta foi puramente força e marcação. Mais nada. Isso porque quero liberar mais Hernanes e Ramires para o jogo. Ambos são volantes que sabem jogar. Perceba que é um "falso", "pseudo" França 98 e Fla 2009. Na verdade, Hernanes pode não marcar melhor, mas joga mais que Toró, Willians e Maldonado, Karembeu, Petit e Deschamps, bem como Ramires tem uma velocidade muito grande para ser um mero volante preso. No contra-ataque, seria fundamental. Considero um meio campo plástico. De qualquer sorte, você tem razão quanto as minhas apostas em Paulo Henrique Ganso.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a teoria de Isac que precisamos de um volante forte. Por isso defendi o bom e correto Gilberto Silva sempre. Ele está velho e um sucessor não foi preparado.

    SEMPRE Soube que não tínhamos outro jogador pra função e Dunga não soube moldar o talentoso, porém louco Felipe Melo.

    Thiago Motta é tão ou mais violento que Felipe, Isac. Não é um mal jogador, mas foi justamente a falta de cérebro que vc bem alerta em seu texto para outros casos que prejudicou muito a sua carreira. Um documentário de 2 horas não seria capaz de mostrar todas as expulsões estúpidas de Thiago. Dá uma olhada no youtube e coloca Thiago Motta red card, tarjeta roja ...

    Concordo com vc que falta este volante. Lucas tem APENAS 1,78m. Digo apenas, pq para esta posição o ideal é ter um cara um pouco mais alto. Lembrem o que escrevi sobre minha falta de empolgação com os volantes. Minha ESPERANÇA (não aposta ... diferente) é Sandro Ranieri do Inter. Ele é bem novo, tem idade olimpíca e vai para um bom time da boa escola de volantes Inglaterra, o Tottenham Hotspurs.

    Kaká é craque e desculpe, mas não vou discutir isto. Se Ganso for um Kaká (sei que são jogadores diferente, me refiro ao nível) a gente tá feito.

    A França 98 era um time diferente. Era uma retranca miserável e rezavam muito pra alguém fazer gol. Quem resolveu foi Blanc, os penaltis e Thuram durante o mata-mata. Zidane brilhou na final fazenod 2 gols de cabeça, creio que foram seus 2 primeiros gols de cabeça da carreira (não é exagero ... lembro deste dado, posso ter me confundido, mas o fato que Zidane sempre BATEU os escanteios).

    Creio que ninguém quer jogar nesta retranca francesa aqui em 2014. Os volantes não eram leves como os que são postos por Isac, logo acho que é um conceito de time diferente, apesar do 4312.

    O esquema de Isac, pelo que entendi, é mais ou menos o Fla 2009 e Milan 2005.

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Gostei da idéia de Ivan puxando Robinho para o meio. Gostei muito. Robinho não sabe chutar. Isso é fato. Pode ser uma opção puxá-lo para o meio, sim. Quanto a Tiago Motta, eu gostaria que Mano fizesse uma aposta. Sinceramente. Não é somente para provar minha teoria, ao contrário, talvez é até para negá-la. No caso de negá-la, eu cederia à aposta de Ivan quanto a Robinho. Colocaria Robinho no meio de campo na mesma posição que Ivan colocou, puxaria Ganso mais para o meio, colocaria Hernanes onde ele pôs Lucas Leiva e Ramires ajudando na marcação um pouco pela direita. E meu ataque continuaria com Neymar e Adriano. Mas, para isso, eu teria que ver Tiago Motta. Porque eu prefiro ter um pouco mais de força a colocar um meio campo dinâmico, que, se pegar uma Suiça ou Alemanha, não joga. O vídeo que me pediram para ver é um lance pontual, não prova nem justifica nada. Se não me falhe a memória, até Ronaldo fenômeno já tomou cartão vermelho. Bom... se não tomou... vocês entenderam a analogia. Pronto. Até Kaká já tomou vermelho! Mas, eu queria ver o Tiago Motta ser testado nessa seleção... Estaria disposto a ceder, tranquilamente, caso ele não correspondesse.

    Abração!

    ResponderEliminar
  5. Eu também gostaria de ver na Copa um ataque Neymar e Adriano.

    Apenas não considero ser esse o momento ideal para a convocação do homem da máscara de ferro.

    Um tanto mais de maturidade (e não digo idade) seria interessante para que ele pudesse estrear bem pela seleção.

    abração

    ResponderEliminar
  6. Não é um vídeo não. São vários. Olha lá direitinho.

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Em sua defesa Isac ... a seleção italiana tá querendo convocar Thiago Motta.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. 4-3-3

    julio cesar
    juan
    lucio
    maicon
    fabio aurelio(se não estivesse machucado)
    thiago mota
    elano
    ganso
    alex
    robinho
    luis fabiano

    hernanes teve boa fase no sp mas na seleção quando foi convocado não jogou nada x/
    neimar joga de mais, é super habilidoso e arma também, mas o alex que jogou no palestra também é bastante habilidoso e é mais ofensivo pra um 4-3-3
    lucio e juan pra mim na zaga é incontestável, basta o lucio não querer dar de centroavante
    e na reserva, a mérito a ser titular: o kaka, em tempo restante decisivo: o gaucho, e de laterais com certeza o dani alves e o marcelo do real que não foi convocado ¬¬
    keirrison devia ter sido testado, não curto o nilmar, ele enrosca de mais

    ResponderEliminar