domingo, 1 de agosto de 2010

Sem exercer a futurologia, escalo meu time

André pode vir a ser um craque? Improvável, mas pode.
Neymar pode vir a ser o melhor jogador do mundo? Desenvolvendo um tanto o físico e um pouco o técnico e com mais responsabilidade tática pode chegar lá.
Henrique pode se firmar na Europa? Se Bordon e Cris se firmaram, por que não?
...

Em meu time pretendo trazer à seleção aqueles que já fizeram por merecer a convocação e demonstraram a maturidade necessária para vestir a camisa de maior prestígio do mundo.

_______________________________________________

Goleiro:

Diego Alves
Já ostentou importante marca de invencibilidade no Campeonato Espanhol. A informação que consta no site oficial do goleiro (diegox.com.br) é: "Na temporada 2007-08, Diego obteve o recorde de invencibilidade, após ficar 679 minutos sem levar gols, batendo o récorde atual da temporada que era de Iker Casillas (Real Madri e Seleção Espanhola) que era de 575 minutos, passando a ocupar a 10ª marca na história do Campeonato Espanhol."
Fez por onde ser convocado e terá uma idade interessante (completando 29 anos, ótima idade para goleiros, no meio de 2014).

Zagueiros:

David Luiz e Thiago Silva
São dois zagueiros com muita técnica, velocidade e conferem segurança à sua defesa, bem como incomodam a defesa adversária. O estilo de jogo desses dois encaixa perfeitamente dentro da tática que gostaria de ver sendo implementada na seleção.

Luisão
Um zagueiro mais experiente, mais forte e mais alto, importante para o jogo aéreo ofensivo e defensivo. Não é um destaque por sua técnica, mas também não deixa a desejar.

Lateral-direito:

Rafael
O sistema com três zagueiros e um lateral é muito interessante para quem pretende adiantar a marcação e prestigiar a subida de um de seus laterais. Ademais, quem tem zagueiros da categoria de David Luiz e Tiago Silva deve possibilitar seu acesso ao ataque. É uma ótima alternativa ao 352, porque não significa o sacrifício de um dos homens de criação (o que recuaria a marcação) e sim de um dos laterais.
Rafael demonstra boa adaptação ao futebol mais competitivo do mundo e merece que se invista nele.

Meio-campistas:

Robinho
Talentoso, veloz e mascarado. Robinho pode ter uma carreira heterodoxa, saindo de seus clubes sempre de modo obscuro e forçado, todavia na seleção ele demonstra comprometimento e merece a convocção.
Por sua qualidade, trago ao meio-campo, além de ser um excelente homem de marcação. Ocupa o lado esquerdo de meu meio-campo.

Lucas
O melhor volante do Brasil, sabe fazer com qualidade todas as funções do meio-campo. Um homem de marcação que seria responsável por uma saída de bola de qualidade, podendo aparecer como homem surpresa no ataque.

Ganso
Aqui reside a grande chave para o sucesso em 2014. Ganso tem que se tornar um grande marcador. Tem potencial, apresenta um bom porte e demonstra um senso tático satisfatório,, bem treinado pode render muito bem na função de meia central. Um time que pretende jogar com único volante depende muito da aplicação defensiva dos cinco homens à sua frente. Robinho já demonstrou estar à altura, Ganso pode chegar lá.

Daniel Alves
Quem melhor que Daniel Alves para ocupar o lado direito de um time que pretende adiantar a marcação? Vale lembrar que ele joga no Barcelona (time que melhor realiza a marcação adiantada no mundo) como lateral-direito bastante avançado e já demonstrou por várias vezes (inclusive na seleção) que tem qualidade para atuar no meio. O fato de ter intimidade com a lateral também é uma grande vantagem, podendo, em determinadas jogadas, inverter com Rafael, dificultando a marcação.

Atacantes:

Alexandre Pato
Passa por um momento importante de sua vida/carreira, tem potencial para ser um grande atacante, talento, porte e velocidade. A seleção pode servir de estímulo para se recolocar em grande fase.

Adriano
Uma joia! Um atacante precioso. Atacante completo, forte, alto, excepcional arrematador de curta, média e longa distâncias. Ótima opção para as bolas paradas, ajudando também na defesa. Também passa por momento delicado, mas merece o investimento pelo seu talento. Esse voto de confiança deve ser acompanhado de cobrança (confiar desconfiando). Adriano recuperado (jogando 70% do que jogou em 2005) é favoritíssimo à artilharia da Copa de 2014. Terá 32 anos, uma boa idade, sobretudo para um jogador forte, que sentirá menos o passar dos anos.
O sucesso do time passa pelo potencial de marcação de ambos atacantes, Pato com a velocidade e Adriano com a força hão de se tornar bons marcadores, cabe ao treinador extrair o máximo potencial de cada.

___________________________________1- Diego Alves; 2- Rafael, 3- Thiago Silva, 4- Luisão e 6- David Luiz; 5- Lucas, 8- Ganso, 7- Daniel Alves e 11- Robinho; 9- Pato e 10- Adriano.
__________

Reservas:

Goleiro: Victor
Zagueiros: Alex (primeiro reserva para as três posições defensivas, bom zagueiro, mas não mantém o nível) e Naldo (reserva para Luisão)
Lateral-direito: Rafinha
Meio-campistas: Denilson (reserva para Lucas), Ramires (reserva para Daniel Alves, Robinho e Ganso).
Atacante: Nilmar (reserva de ambos)

_____________________________________________

Opções de jogo:

Tendo conseguido cobrir mais ou menos satisfatoriamente as 11 posições com 8 reservas, sobra espaço para 3 jogadores úteis para alterar o padrão de jogo, se for demonstrada a necessidade em determinada partida ou determinado momento:

Ronaldinho Gaúcho: um gênio, um craque, alguém que entra faltando 10 minutos e o torcedor espera algo dele. Terá 34 anos e certamente saúde suficiente para jogar 30 minutos vindo do banco. Uma excelente carta a se ter na manga. Convocações podem servir de estímulo para que ele chegue em boa forma em 2014.
Marcelo: uma opção mais ofensiva seria tirar um dos três zagueiros e partir para um 442 um tanto mais exposto. Marcelo é um lateral com vocação ofensiva, pode mudar jogos. Serve também como opção defensiva, atuando em lugar de Robinho pelo lado esquerdo. Marcelo representa duas boas opções de jogo para diferentes momentos.
Diego: um meia com ímpeto, muito talento e bons serviços prestados à Juventus e ao Werder Bremen. Já fez boas apresentações com a camisa do Brasil.

______________________________________________

Kaká tem espaço reservado nessa seleção, mas o momento é bom para ele cuidar de sua saúde. Estando 100%, voltará de titular, em lugar de Pato. Neymar obviamente consta em meus planos, todavia precisa demonstrar que é responsável o suficiente para receber a honra da convocação (o potencial já foi demonstrado). As vagas a se abrir seriam as de Diego e Rafinha (Daniel Alves passando a ser o reserva da lateral).



7 comentários:

  1. Respeito sua opinião Bodes. Era esse o caminho a ser tomado: a publicação da sua seleção, com a devida consistência. Vejo que temos pontos em comuns, o que já era mais ou menos previsto. Gostei da publicação do esquema tático. Acho que farei isso também no meu próximo post. Afinal, é melhor construir, criticar e trocar idéias sobre a seleção brasileira do que basear sua opinião numa distorção personalista.

    ResponderEliminar
  2. Isac,

    Lê lá meu comentário e para de resmungar ... hehe. Vc que me atacou e não o contrário. Como percebi que vc ficou ofendido, pedi SINCERÍSSIMAS DESCULPAS, mas quem partiu para distorções personalistas foi vc e não eu.

    Senti neste comentário "...já era esperado" uma vontade de mais uma vez dizer que eu sou parcial (estaria eu louco??? hehe), mas se vc notar, de todos os jogadores mencionados por Ivan, só não inclui o alcoolatra do Adriano e justifiquei o pq e Naldo que terá 31 anos e acho que é pior do que os outros. Ah e no meu esquema não precisarei convocar 5 zagueiros. O que torna a convocação de Ivan similar a minha, ao menos no que tange os nomes. Sobre tática, pensei neste campinho, mas não tive comepetência pra fazer ... alguém me ajuda?

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Ivan,

    Apesar de ter gostado dos nomes levantados, inclusive o de Naldo, que não inclui pra lhe ser sincero pq nem lembrei, não gostei deste esquema.

    Me parece empenado demais pra direita. Não ficou claro pra mim quem fará a ala esquerda, uma vez que vc definiu David como um dos 3 zagueiros. Pensei que faria uma trinca de meias com Lucas, Ganso e Robinho. Deixando Daniel Alves na ala esquerda e Rafael na direita. Do jeito que tá desenhado, Robinho teria que recuar muito e fazer a ala esquerda, com a trinca central sendo Lucas, Ganso e Daniel Alves.

    Outra hipótese que levantei antes de ver o desenho era jogar no 442 com David na esquerda e Ganso numa trinca de volantes com Lucas e Daniel Alves.

    Confesso que de qualquer forma sou verticalmente contra este 352. Optaria por um 4222 como vc joga com o Brasil no Win11. 2 volantes que sabem sair pro jogo, 2 de Denilson, Lucas ou Ramires. 2 meias armadores, a priore Ganso e Diego (Kaká quando se recuperar). 2 atacantes Robinho e Pato ou Pato e Nilmar.

    ResponderEliminar
  4. Acho que o primeiro post foi em 21 de julho, hein? E, pelo visto, não tem o nome Pedro. Acho que você está realmente louco. Mas, deixa isso pra lá. Vamos em frente.

    ResponderEliminar
  5. Não haverá ala esquerdo (nem direito) é um 442 com 3 zagueiros.

    A base é um 442 inglês, com 2 linhas de 4. A opção foi por segurar um dos laterais (David Luiz), tornando-se um zagueiro pela esquerda, para que Rafael possa subir e o time não fique vulnerável a contra-ataques. A opção por um lateral-esquerdo mais defensivo (ou zagueiro pela esquerda) também oferece a Thiago Silva maiores possibilidades de avançar do que seria se fosse num 442 clássicos, sendo mais um ponto positivo dessa adaptação, suprindo a carência também de laterais-esquerdos de qualidade. A principal vantagem de ter 3 zagueiros de ofício é a possibilidade de adiantar a marcação, já que haverá maior potencial defensivo.
    É um sistema bastante parecido com aquele que o Milan utilizou bastante com Stam de lateral-direito. Tem semelhanças com o Manchester que trazia Heinze na lateral-esquerda ou o Chelsea que colocou Ivanovic na lateral-direita.
    Foi utilizado por Joel Santana no Flamengo, com Ronaldo Angelim de lateral-esquerdo (que era o verdadeiro lateral-esquerdo, preso ou zagueiro pela esquerda), trazendo Jaílton para a zaga e colocando Juan de meia-esquerda (inclusive foi a melhor fase da carreira de Juan, contribuindo com muitos gols). Não é uma novidade.

    Outra adaptação em relação ao 442 inglês é a projeção de Robinho (quase como um PONTA e não ala), tendendo ao 433. Com isso, prende-se um tanto mais Lucas, para cobrir o espaço vazio.

    A ideia é defender com os 10 e atacar com 9 (Luisão só sobe em bolas paradas).

    Como você disse: "Outra hipótese que levantei antes de ver o desenho era jogar no 442 com David na esquerda e Ganso numa trinca de volantes com Lucas e Daniel Alves."
    Essa é mesmo a ideia do time, com Ganso um tanto mais avançado e Robinho quase no ataque.

    ResponderEliminar
  6. Isacão ... no meu primeiro post eu não lhe ataquei ... ataquei suas idéias e justifiquei. Fiz uma provocação para abrir a discussão. Vc que me chamou de parcial ... mas vamos deixar pra lá mesmo. Abraço

    ResponderEliminar
  7. Beleza Ivan ... entendido. Passo a gostar mais do seu esquema agora.

    Valeu

    ResponderEliminar