terça-feira, 13 de julho de 2010

Favelito



Esse é o Favelito, mascote sugerido pelos argentinos (não estou certo se originalmente foi criado para "homenagear" o Brasil 2014 ou o Rio 2016). A "brincadeira" argentina é de mau gosto a beirar o racismo, o classismo e a inveja (tanta vontade de sediar o Mundial e os Jogos Olímpicos).

Mas será que não tem um certo fundo de verdade? Eu fico me perguntando se esse Favelito não representa muito melhor o Brasil do que a imagem europeizada que se tenta vender (afastando o Morumbi da Copa por conta de 30 cm em placa de propaganda... ou seria porque a área VIP não é separada da área VVIP... ou seria porque tem que gastar dinheiro para construir outro estádio para poder superfaturar a obra?).

Vale a lembrança que o Maracanã já passou por contínuas reformas extremamente caras e não está pronto para a Copa.

Sobre o exemplo do PAN, o orçamento inicial era de R$ 435 milhões, somando União, governo estadual e local foram "investidos" R$ 3,8 bilhões.

Não sou contrário à realização das Olimpíadas ou da Copa no Brasil, se não puder fazer nada em que se suspeita que haverá superfaturamento, não se constói um hospital ou uma escola no país. Mas cabe a fiscalização contra isso, cabe a punição e cabe a reflexão... Será que não se deve fazer uma Copa do tamanho do Brasil (dos "favelitos") em vez de se fingir uma realidade europeia?

5 comentários:

  1. concordo contigo, mas, infelizmente, a o mercado internacional econômico dita as normas.

    ResponderEliminar
  2. o problema é o conluio com as autoridades locais.

    não vejo motivo para o mercado internacional criar problemas com o morumbi, um excelente estádio, por exemplo.

    os atrasos nas obras também são calculados, para que se façam de última hora sem licitações em decorrência da urgência.

    ResponderEliminar
  3. em tempos de eleição, é uma questão muito importante essa.

    temos que cobrar dos candidatos propostas para o correto andamento das obras para salvaguardar os cofres públicos

    ResponderEliminar
  4. É o que sempre falo. Se vc deixa de apoiar a construção de alguma coisa por causa desta história de que vão roubar, acabará sem construir nada.

    Sobre o Morumbi, minha opinião é bem clara. Se o Morumbi não tem condições de, devidamente reformado, sediar a Copa, o Brasil não tem condições de sediar a Copa.

    Sobre o Maracanã. Este já passou por, salvo engano, 2 ciclos de grandes reformas nos últimos anos. Já se gastou um caminhão de dinheiro e quer se gastar mais um. Será que quando fizeram a reforma para o PAN, imaginando que a COPA seria aqui (afinal tava na cara que ia vir pra cá há muito tempo), nãoi dava pra ter colocado no padrão FIFA?

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. Favelito não foi criado pra nada disso, ele é o mascote de um fórum chamado 55chan.

    ResponderEliminar