sábado, 31 de julho de 2010

Mano Pedro

Com atraso farei aqui minha lista de convocados, tentando respeitar as limitações que o treinador de verdade da seleção, Mano Menezes teve. Não verá Kaká, Júlio César ou Maicon nesta lista, pois claramente eles não estão aptos para serem convocados neste momento.

Sobre a contratação de Mano, que prometi comentar, penso que ele era realmente a TERCEIRA OPÇÃO. O que para mim demonstra a INCOMPETÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DA CBF. Eles tiveram que partir para a terceira opção para um dos cargos mais cobiçados do futebol mundial. O fato da COPA de 2014 ser aqui deixa aquele casaco verde ainda mais atraente.

A minha primeira opção era a mesma da grande maioria Luis Felipe Scolari, dispensa comentários. Deveria ter sido contratado no segundo que rescindiu o contrato no Uzbequistão. Muricy, tricampeão brasileiro pelo SP e vice pelo INTER, seria realmente o SEGUNDO da hierarquia. Mano Menezes, o TERCEIRÃO, é um técnico que fala bem, parece ser uma pessoa bem preparada, gosto dos times que ele arma, mas ainda fez pouco no futebol.

Surgiu há apenas 6 anos, quando o XV de Campo Bom, pequeno time do interior Gaúcho, surpreendeu o país e alcançou as semifinais da Copa do Brasil. Na sequência subiu o Grêmio naquele jogo louco da BATALHA DOS AFLITOS. Aí veio o que foi seu grande trabalho. Levar um elenco mediano como o do Grêmio 2006 as primeiras posições do Brasileirão e na sequência ao vice da LIBERTADORES. No Corinthians, ele fez o que quase todos fariam em 2008. Subir times como Corinthians e Grêmio são trabalhos que não merecem destaque para um cara que quer ser treinador do Brasil. O título da Copa do Brasil 2009 e a maneira que ele conduziu Ronaldo, merecem este destaque.

Segue a lista de Mano Menezes e a de MANO PEDRO analisada jogador por jogador. (de vermelho os nomes comuns as 2 listas)


GOLEIROS
MENEZES:
Jefferson (Botafogo) - Péssima convocação. Jogador que nunca terá nível de Seleção Brasileira e já tem 27 anos.
Renan (Avaí) - Jovem, 19 anos, se justifica se pensarmos em LONDRES 2012.
Victor (Grêmio) - Aos 27 anos é sim um bom goleiro, mas deu uma caída desde a não convocação para a Copa 2010.

PEDRO:
Diego Alves (Almeria-ESP) - Goleiro de 25 anos, talentoso, esquecido no pequeno Almeria.
Victor (Grêmio)
Renan (Avaí)

LATERAIS
MANO:
Daniel Alves (Barcelona) - Grande jogador. Segundo melhor lateral direito do mundo.
Rafael (Manchester United) - EXCELENTE CONVOCAÇÃO. Lateral talentoso, com apenas 20 anos já é titular pelo Man Utd. Com idade olímpica certamente será o titular em 2012.
André Santos (Fenerbahce) - Nunca achei jogador de seleção e está atuando no meio de campo. Já era esperado por ter sido jogador de Mano no Corinthians.
Marcelo (Real Madrid) - Ótimo jogador. Merecia ser convocado ... para o meio de campo, posição em que atua há 2 anos. De lateral não tem ido bem.

PEDRO:
Daniel Alves (Barcelona)
Rafael (Manchester United)
Felipe Luís (At. Madrid) - Aposto MUITO neste jogador. Recém contratado pelo Atlético pela maior quantia já paga a um laeral esquerdo brasileiro, 13 milhões de euros, e com apenas 24 anos, tem tudo pra chegar no auge em 2014.
Adriano (Barcelona) - 25 anos, ótimos serviços prestados ao Sevilla. Contratado pelo Barça recebeu muitos elogios do seu novo companheiro, o inigualável XAVI.

ZAGUEIROS
MANO:
David Luiz (Benfica) - Ao lado de Rafael, a MELHOR convocação de Mano. Zagueiro jovem, 23 anos, cobiçado pelos maiores clubes da europa. Versátil, ainda é uma opção para fechar a lateral esquerda.
Henrique (Racing Santander) - Nunca me chamou atenção, nem na época de Palmeiras e Coritiba. Num primeiro momento cogitei a possibilidade dele ter idade olímpica, o que não é o caso, já que tem 23 anos.
Réver (Atlético-MG) - PÉSSIMA convocação. Réver é um bom zagueiro, mas está praticamente a 6 meses sem atuar. Foi para o Wolfsburg e não ficou. Aos 25 anos, tb não tem idade olímpica.
Thiago Silva (Milan) - Convocação óbvia. Com 25 anos e titular do Milan hoje tem tudo pra chegar no auge em 2014.

PEDRO
David Luiz (Benfica)
Luizão (Benfica) - Terá 32 anos em 2014. Uma pitada de experiência é importante para um grupo tão jovem. Em excelente fase, pretendido pelo At. Madrid, mas o Benfica resiste.
Alex (Chelsea) - Terá tb 32 anos. Bom zagueiro, terminou bem a temporada passada.
Thiago Silva (Milan)

VOLANTES
MANO
Hernanes (São Paulo) - 25 anos, jogador de muito talento que vem sendo prejudicado por jogar como meia armador.
Jucilei (Corinthians) - Se nem os Corinthianos (estive em SP há 2 dias) entenderam a convocação, não sou eu que vou entender. A convocação de Elias, eu compreenderia totalmente por ser um bom jogador, em boa fase e trabalhou com o Mano.
Lucas (Liverpool) - 23 anos, bom jogador, mas precisa ter mais confiança. Apesar de eleito como melhor jogador jovem do Liverpool na temporada, teve suas atuações muito contestadas por parte da torcida.
Sandro (Internacional/Tottenham) - Aos 21 anos é uma ótima aposta. Creio que será o dono da camisa 5 do Brasil no futuro.

PEDRO

Denílson (Arsenal) - Aos 22 anos, é um volante de muito talento. Ótimo passador e excelente no chute longo. Se era inexplicável a ausência de seu nome na lista do Dunga é ABSURDA a não convocação deste jogador em uma RENOVAÇÃO de seleção.
Ramires (Benfica) - Foi convocado por Mano como meia. Espero que ele perceba que Ramires é um ótimo volante e não um meia armador. Deve estar indo para o Chelsea
Lucas (Liverpool)
Sandro (Internacional/Tottenham)*
*Caso o Inter vá a final da Libertadores chamaria o Elias do Corinthians.

MEIAS
MANO
Paulo Henrique Ganso (Santos) - Jogador de grande futuro. Aposto muito nele, mas tem que deixar a máscara cair.
Carlos Eduardo (Hoffenheim) - Tem talento, mas ainda não decolou. Aos 23 anos tinha que ter feito mais.
Ederson (Lyon) - Talento Ederson tem. Aos 24 anos já foi cobiçado por grande times da europa. Depois de uma boa temporada de estréia no Lyon, passou 2009-10 esquentando banco.
Ramires (Benfica) - Convocado para a posição errado.

PEDRO
Paulo Henrique Ganso (Santos)
Marcelo (Real Madrid) - Marcelo, convocado para a lateral esquerda, na verdade vem atuando bem de meio de campo e é para esta posição que eu convocaria.
Diego (Juventus) - Apesar de seus melhores dias terem ficado em Santos e em Bremen, Diego é um jogador jovem, 25 anos, de muito talento e que estará no auge em 2014. Nunca teve chances reais de se firmar na seleção. A Juventus dá sinais que investirá nele nesta temporada, veremos.
Michel Bastos (Lyon) - Convocação mais difícil da lista. Pensei, pensei e não imaginei outra alternativa. Convocaria o Michel para jogar de meia, como vem jogando na França, mas sem nenhuma animação.

ATACANTES
MANO
Alexandre Pato (Milan) - Tem que ser tratado como a principal aposta do Brasil. Terá que ser dado a ele TEMPO e RESPONSABILIDADE.
Robinho (Santos) - Bom jogador. Tem nível de seleção, mas ao contrário do que pensa, não lhe cabe o protagonismo, é apenas um bom coadjuvante.
Neymar (Santos) - Futuroso e mascarado. Grande aposta pra 2014. Se Robinho tinha de tomar cuidado para não virar Denílson (e não virou), Neymar tem de ter cuidado pra não virar Robinho e ser um bom jogador, que se acha craque e é tratado como craque pela mídia, apesar de não jogar como tal há muito tempo.
André (Santos) - Não tem condições ainda de jogar na seleção. Me coloca de centroavante do Santos que eu broco tb. Sua maior qualidade é ter apenas 18 anos.
Diego Tardelli (Atlético-MG) - Outro jogador que não tem nível pra tá na seleção, apesar de ser bom jogador.


PEDRO

Alexandre Pato (Milan)
Robinho (Santos)
Neymar (Santos)
Nilmar (Villarreal) - Bom jogador, mas seu destino mais provável é desaparecer desta lista com o tempo. Se não tivesse lesionado, convocaria Fred do Fluminense.

Ronaldinho não seria convocado por mim pois ele precisa fazer uma boa pré-temporada e mostrar se realmente ele quer viver uma vida de atleta e chegar bem, aos 34 anos, em 2014.

Saudações


3 comentários:

  1. como coloquei em meu time, concordo em muitos nomes.

    as discordâncias são pontuais (neymar, pelo momento, não pelo talento) e minha busca por resolver o problema da lateral-esquerda com uma opção mais defensiva (david luiz), prestigiando a criação pelos meias.

    outra discordância é o "rehab". trago adriano e ronaldinho, porque acredito que o momento (tão distante da copa) é de estimulá-los, já que são jogadores de qualidade acima de críticas. a não convocação poderia servir de alerta, mas acredito mais em um estímulo, aproximando-os da seleção e consequentemente das cobranças relativas a um jogador de seleção.

    holisticamente falando, notam-se mais convergências que divergências.

    ResponderEliminar
  2. uma pequena crítica:

    com maxwell, michel bastos e marcelo, o lateral-esquerdo reserva (andré santos, bom jogador, mas abaixo da seleção, que aos 27 anos conta com uma carreira mediana) é completamente desnecessário.

    seria mais interessante aproveitar essa vaga e trazer uma opção mais insinuante de jogo.

    se nao quiser aplicar a estratégia da rehab, poder-se-ia aproximar da seleção algum novato que tenha atingido a maturidade necessária, philippe coutinho seria talvez a melhor opção, com 18 anos recém-completados, teve atuação elogiada na pré-temporada da Inter de Milão.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com vc. tem "lateral esquerdo" demais neste time. Não queria botar Michel Bastos, mas não achei nada melhor.

    Meus lateris seriam mesmo Adriano e Felipe Luís.

    No lugar de Michel Bastos, até Ederson poderia ser uma opção ... estamos fracos de meia armador. Não botei Júlio Batista para nã perder a credibilidade ... hehe

    Ronaldinho está nos meu planos sim. Não convoquei por causa da pré-temporada do Milan que acho importante ele fazer completa. O convocaria no futuro, inclusive na Copa América 2011.

    ResponderEliminar