terça-feira, 13 de julho de 2010

Uma seleçãozinha da Copa...













































Goleiro:
CASILLAS

Cresceu durante a competição. Fechou o gol na final.

Menção honrosa para Eduardo e Stekelenburg. Destaque-se que o inglês James que substituiu Green (que levou o frango mais lastimável da Copa) entrou com desconfiança de todos, mas fez bem seu papel. Júlio César que tinha tudo para estar aqui, falhou bizarramente no empate holandês.


Lateral-direito:
LAHM

Apenas porque Sergio Ramos fez uma péssima partida contra a Alemanha e Maicon não jogou o que sabe. A Alemanha foi bem, mas Lahm não foi um destaque. Caracterizou-se a carência nessa posição. Um ícone dessa carência foi Glen Johnson (inglês do Liverpool)


Dupla de Zaga:
GODÍN e PUYOL

Godín foi excepcional na defesa uruguaia, superando seu companheiro mais famoso (Lugano) e todos os demais da posição.

Puyol foi um grande zagueiro e um grande líder espanhol, marcou um gol importantíssimo na semifinal e fez boas apresentações.

Uma posição que contou com bons nomes: os alemães Friedrich e Mertesacker, Piqué (exceto pelo pênalti em Cardozo) e mesmo Lúcio e Juan (que tiveram algumas falhas) fizeram uma Copa razoável.


Lateral-esquerdo:
FUCILE

Quando estive em Portugal, Fucile era um jogador muito criticado pelos ilustres amigos da Casa do FC Porto em Coimbra (Fucile joga no FC Porto), mas fez uma Copa que defensivamente beirou a perfeição e sofreu a falta do importantíssimo gol de empate contra Gana. Com muitos méritos, Fucile é o dono da vaga.


Dupla de volantes:
ARÉVALO RÍOS e SCHWEINSTEIGER

A vontade de colocar aqui Xavi ou Iniesta é bem grande, mas isso seria mascarar a verdade, já que a dupla de volantes da Espanha foi Xabi Alonso e Sergio Busquets, uma boa dupla, por sinal. Não faço seleções do tipo que não tem responsabilidade de entrar em campo, daí a escolha por um volante que se destacou na contenção (Arévalo Ríos), mas soube se apresentar bem ao ataque dando boa assistência ao último gol sul-americano da Copa. Importante também a presença de Schweinsteiger no meio-campo alemão, qualificando a saída de bola e aparecendo bem nos lances ofensivos. Bem que poderia ser Khedira em lugar de Arévalo Ríos, a alma da Alemanha esteve definitivamente nesse miolo.


Dupla de meias:

SNEIJDER e MÜLLER

Cada um dos meias marcou cinco gols. Não bastasse isso, que valeu a ambos o posto mais alto na tabela de artilharia da Copa, articularam bem as jogadas e contribuíram com assistências. Sneijder foi o único jogador holandês da linha que correspondeu às minhas expectativas (Robben fez poucas partidas e perdeu gols na final e van Persie esteve irreconhecível, apesar de ter crescido na final).

Sneijder foi o melhor jogador da Copa.

Dupla de ataque:

SUÁREZ e FORLÁN

Forlán marcou cinco gols, chegou a jogar no meio-campo e de centro-avante, sempre com qualidade. Não foram só os gols marcados, também as jogadas articuladas.

Suárez, enquanto esteve em campo, só não participou de dois gols uruguaios (o primeiro da campanha, na vitória por 3x0 contra os anfitriões em que, depois disso, ele sofreu o pênalti que gerou o segundo gol e cruzou para Álvaro Pereira empurrar sem goleiro no terceiro; o outro gol em que ele não participou foi o de empate contra Gana, em jogo que ele se destacou em outras posições). Teve seus números prejudicados pela suspensão na semifinal, mas ainda assim, três gols é uma boa marca, sobretudo com as assistências.

Obviamente Villa recebe menção honrosa, artilheiro da Copa com cinco gols, mas infelizmente alguém teve que ficar de fora...




Antecipo críticas com cinco uruguaios e apenas dois espanhóis, mas a Espanha valeu muito mais pelo coletivo e as excepcionais opções de banco do que por grandes atuações individuais (exceto por Villa, que tirei do time com dor no coração). A Espanha teve de 10 a 15 pontos fortes e nenhum ponto fraco, isso fez a diferença. Do time titular, apenas Capdevila não é excepcional, mas é um lateral que cumpre discretamente sua função de maneira satisfatória. Venceu o coletivo, não os pontuais excepcionais.

2 comentários:

  1. acho q vc puxou mto pro uruguai

    ResponderEliminar
  2. a seleçao eh mtu boa, mas tb acho q puxou mto pro uruguai


    villa n podia ficar de fora, tem q puxar forlan pro meio e tirar um volante.

    ResponderEliminar